Início »  Parceria entre a Prefeitura e Governo de Goiás possibilita a implantação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Catalão

 Parceria entre a Prefeitura e Governo de Goiás possibilita a implantação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) em Catalão

de Antônio Paulino
4883 visitas

Se a perda de um ente querido traz tristeza, outro agravante tem acompanhado muitas famílias de Catalão que passam por essa dor: os parentes e amigos enlutados precisam esperar até 15 horas para a liberação do corpo da pessoa falecida e só então dar início ao velório. Esse é em média o tempo decorrido para que o corpo  seja levado até Caldas Novas e retornar  depois de passar pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

Na terça-feira(30/04), às 11h, no Instituto Médico Legal (IML) de Catalão, será firmada uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Governo de Goiás, via Secretaria Estadual de Segurança Pública (Polícia Técnico-Científica) para implantação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) na cidade.

Nas últimas semanas, estávamos trabalhando na forma legal de contratação dos médicos legistas, técnicos de necropsia e técnicos administrativos que irão reforçar a equipe do IML da Polícia Civil de Catalão”, disse Gizelda Vasconcelos, secretária municipal de Saúde.

*Cooperação entre Estado e Município*

Pela parceria, a estrutura do Instituto Médico Legal (IML), localizado na Av. Dr. Lamartine P. de Avelar, em Catalão, será usada para os procedimentos necessários aos exames de verificação da causa da morte e emissão da Declaração de Óbito (DO). Nessa parceria, o município entra com a contratação da equipe necessária para a ampliação do serviço. 

Com essa cooperação entre Estado e Município, todos os casos de morte – incluindo as violentas, por acidentes, autoextermínio, envenenamento, afogamento e outras – deixarão de ser encaminhadas para o IML de Caldas Novas, percorrendo uma distância de 110 km, e  passarão a ser examinados aqui mesmo no IML de Catalão”, disse a secretária de Saúde.

Umas das contrapartidas do Estado será enviar ao serviço equipamentos e materiais que são usados no processo de elucidação da causa morte em todos os casos. Um veículo próprio para o transporte de cadáveres também será disponibilizado para a equipe.

*Alívio para famílias e estudo de propagação de doenças*

Uma outra vantagem da instalação desse serviço, além do acalento às famílias em se diminuir o tempo de espera, é a possibilidade de esclarecimento da causa de todas as mortes, o que é de fundamental importância para o município, do ponto de vista epidemiológico”, lembra Gizelda. 

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário