Início » Portal do início histórico de Goiás e Catalão será inaugurado nesta quarta-feira(8/05) com show de Diego e Vitor Hugo

Portal do início histórico de Goiás e Catalão será inaugurado nesta quarta-feira(8/05) com show de Diego e Vitor Hugo

de Antônio Paulino
9914 visitas

Aqui começou Goiás. O único estado brasileiro que carrega, em seu nome, a lembrança de seus primeiros moradores: os indígenas goyases”. Assim, o historiador e presidente da Academia Catalana de Letras (ACL), Luís Estevam, definiu a importância da Praça Córrego do Almoço, que será inaugurada em Catalão nesta quarta-feira (8/05), às 20h, com presença de autoridades e show aberto ao público com Diego e Vitor Hugo. 

As obras, que começaram no segundo semestre do ano passado, custaram ao Tesouro Municipal R$ 644.733,75. “Este marco histórico celebra a origem de Goiás e de Catalão e que as novas gerações poderão tomar conhecimento”, disse Leonardo Martins, secretário de Obras de Catalão, se referindo ao monumento principal da praça.

*Lugar consagrado*

O Córrego do Almoço serviu de referência para todas as gerações antigas de Catalão. 

O lugar esteve esquecido por décadas, desde um projeto de revitalização realizado, em 1965, pelo ex- prefeito Paulo Hummel. Em 2009, o então prefeito Velomar Rios, criou, nas proximidades, o Parque Anísio Pereira Gomide, dotado de área de lazer e academia de ginástica ao ar livre. 

Agora, no lugar onde era um terreno baldio, o prefeito Adib Elias entregará à comunidade goiana uma praça histórica e cultural. “A cidade atravessa um período de transformação radical, mas o respeito à memória coletiva precisa nortear nossas ações”, disse o prefeito de Catalão. 

*Três séculos de história*

De acordo com pesquisadores, o Córrego do Almoço tem 302 anos de história, mais tempo até que o mais famoso cartão postal de Catalão, o Morro de São João, que tem 124 anos. “Por aqui, além dos bandeirantes, passaram comitivas de Pedro Ludovico Teixeira e outros pioneiros que contribuíram para o desenvolvimento do Centro-Oeste. O Córrego do Almoço é a maior referência cultural que temos de nossa origem. Os bandeirantes nunca iriam imaginar que, ao passar por aqui, estariam delimitando as fronteiras meridionais do futuro estado de Goiás.”, disse Luís Estevam.

*A origem do nome Catalão*

Antes mesmo de existir Goiás, documentos oficiais em São Paulo davam existência ao povoado de Catalão. A história de Catalão é anterior à de Pirenópolis e Goiás Velho. 

Foi aqui neste local, no Córrego do Almoço, há mais de três séculos, que uma parte da comitiva de Anhanguera fixou moradia, sendo um espanhol conhecido por Catalão, o representante mais conhecido da vila, que deu origem ao nome da cidade”, concluiu o historiador.

SECOM | Prefeitura de Catalão

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário