Início » Equatorial Goiás abre inscrições para Programa Escola de Eletricistas 2024

Equatorial Goiás abre inscrições para Programa Escola de Eletricistas 2024

de Antônio Paulino
5567 visitas

⚡ O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do programa Escola de Eletricistas, que oferece formação gratuita para quem deseja atuar no setor de distribuição de energia elétrica. Somente em Goiás são 125 vagas, com turmas divididas nos municípios de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Jataí e Catalão. Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), ao todo, são 450 vagas contando também os estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas e Rio Grande do Sul. O edital está disponível no site https://escoladeeletricistaseqtl.com.br/ e as inscrições estão abertas.   

👩‍🔧🧑‍🔧 A formação é direcionada para homens e mulheres maiores de 18 anos, que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva, dentro do prazo de validade.  

🤩 O presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, destaca o trabalho que a companhia tem desenvolvido no Estado em menos de dois anos de atuação. “Em um curto período, já estamos realizando a segunda edição de um projeto importante para a Equatorial e para a sociedade, porque promove a *capacitação profissional gratuita e de qualidade* e, consequentemente, autonomia econômica entre os participantes. Além de suprir com a demanda crescente de profissionais no setor de energia”, afirma.   

💡 Para o presidente, outro ponto importante é o fato de as turmas serem mistas, para um setor majoritariamente masculino, ter vagas para mulheres contribui para a construção de um mercado de trabalho mais inclusivo.  A última edição do programa formou, em Goiás, 31 mulheres. Entre elas, Maria Josélia Pierote, de 40 anos, que sempre teve interesse no ramo, já possuía um curso técnico, mas não tinha condições financeiras de se dedicar ainda mais na carreira e viu no programa uma grande oportunidade. “Foi realmente transformador os três meses de curso, porque eu conhecia somente a parte teórica, e com o programa, consegui entender como são os procedimentos, os processos, os dispositivos, os equipamentos, então, tive um contato direto com o trabalho, foi muito importante”, afirma. E o curso rendeu grandes frutos, atualmente, Maria Josélia está cursando engenharia elétrica e é uma das recém-contratadas da Equatorial para o cargo de Eletricista Júnior.      

➡️ Etapas 

📄 O processo seletivo será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da *prova objetiva*, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será divulgada no site escoladeeletricistaseqtl.com.br de acordo com o cronograma previsto no Edital de cada município.   

💼 A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida. A duração aproximada do programa é de quatro meses e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.  

✅ Resultados 

🔌 Desde o início do projeto, em 2022, o Escola de Eletricistas já formou *1.134 novos profissionais* para atuar no setor elétrico. A primeira edição realizada em Goiás foi em agosto do ano passado e formou mais de 150 profissionais, entre eles, Herberth Pereira, de 24 anos, de Anápolis.   

🗣️ “O curso realmente mudou a minha vida e a minha trajetória, me deu a oportunidade de crescimento e de descobrir o que eu realmente gosto de fazer. Eu nunca trabalhei na área, mas sempre gostei do ramo, que é diversificado, preciso estar atento às inovações, aos novos métodos de trabalho e nos procedimentos que possibilitam maior segurança na atividade, porque eletricidade é algo bem perigoso, não é para todo mundo, é, realmente, para quem gosta”, pontua Herberth.   

🔊 De acordo com a gerente de Gente e Gestão da Equatorial Goiás, Ana Paula de Lima, as etapas são importantes para a qualificação dos candidatos, já que o curso realmente tem o objetivo de preparar profissionais para ocuparem uma posição no setor de energia elétrica. “É necessário que os participantes estejam empenhados e abertos para as mudanças que este curso trará, que entendam que é uma chance única de transformarem suas carreiras por meio da educação, resultando em novas oportunidades de emprego e fonte renda”, reforça.   

♻️ *Sustentabilidade*  

🏫 O Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030.  

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário