INFRAESTRUTURA-NOVO
Início » Prefeitura de Catalão vai inaugurar o Centro de Dependentes Químicos (CDQC) nesta segunda-feira (11)

Prefeitura de Catalão vai inaugurar o Centro de Dependentes Químicos (CDQC) nesta segunda-feira (11)

de Antônio Paulino
1123 visitas

Com estrutura de atendimento público única em Goiás e só vista em cidades de grande porte, o Centro de Dependentes Químicos de Catalão (CDQC), conta com 2.131 m² de área construída, em uma área total de 15.000 m².  A clínica segue todas as normas e exigências vigentes e custou R$ 10 milhões ao Tesouro Municipal. Foi projetada para ser uma unidade modelo de alto padrão.

O CDQC tem 65 leitos masculinos e 29 femininos; consultórios (clínico geral, psicologia, psiquiatria, assistência social e terapia ocupacional) e salas de enfermaria; refeitório completo; piscina; quadra poliesportiva; campo de futebol e galpão para oficinas profissionalizantes.

Esse grande complexo funcionará em modo contínuo de recuperação dos dependentes químicos, seguindo as normas do SUS. Vai trazer mais tranquilidade e amenizar o sofrimento de muitas famílias, oferecendo a todos o acompanhamento especializado, dentro de uma estrutura apropriada”, disse o ex-secretário de Saúde, Velomar Rios, que coordenou o projeto, a construção das dependências e a contratação dos profissionais que irão trabalhar no local, aprovados por meio de concurso público. 

*Serviço*

Inauguração do Centro de Dependentes Químicos de Catalão (CDQC) – Joana Gomide Margon

Dia: 11/03, segunda-feira

Horário:  9h

Local: Rua C-19, n° 08 – Loteamento Conquista

*Sobre Dona Joaninha, a homenageada*

Carinhosamente conhecida por Dona Joaninha – Joana Gomide Margon – esposa do ex-prefeito de Catalão Haley Margon, enquanto primeira dama do município, já estendia o braço para dependentes químicos, ainda nos anos 1980, quando fundou uma casa de recuperação de alcoólatras. 

Criou também a FUMBEM (Fundação do Bem-estar do Menor) e o Abrigo de Idosos, quando liderava as Legionárias, instituição social das administrações municipais, que antecedeu a Secretaria de Ação Social. Dona Joaninha não apoiava a ideia da primeira dama ser mera figura ilustrativa. Ficou conhecida como a “mãe dos catalanos”, pelo forte trabalho social que desempenhou ao lado do marido, e então prefeito, Haley Margon Vaz.

SECOM | Prefeitura de Catalão

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário