O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, é patrocinador do Festival Burger Time, que dá destaque à culinária regional ao valorizar o sanduíche tipicamente goiano, aquele encontrado nos conhecidos Pit Dogs. O evento, que começa nesta sexta-feira (16/06) e vai até o domingo (02/07), conta com a participação de 59 estabelecimentos, entre pit dogs, hamburguerias, bares e restaurantes, de Goiânia e Aparecida de Goiânia.
A organização do Festival estima que mais de 32 mil hambúrgueres e sanduíches serão comercializados, movimentando economicamente vários segmentos produtivos. A ideia é eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer de Goiás, além de fomentar e apoiar os participantes, por meio da promoção, capacitação e valorização dos estabelecimentos.
Público e jurados terão 17 dias para visitar os estabelecimentos participantes, saborear hambúrgueres e sanduíches, e votar nos melhores, de acordo com duas categorias: hamburgueria e pit dogs. Para participar, as lanchonetes tiveram que criar receitas inéditas e inserir no cardápio da casa no período de realização do festival.
O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, destaca a importância do evento. “O Burger Time tem muito a agregar ao turismo porque fomenta toda a cadeia de sanduicherias e pit-dogs da cidade, resgatando a cultura e a tradição de um prato tipicamente goiano e que faz parte do roteiro gastronômico da cidade. Ao fomentar a atividade, geramos emprego e renda não só em Goiânia, mas em todo o Estado”.
Pit Dogs: Patrimônio Cultural de Goiás
Desde outubro de 2020, o pit dog é considerado patrimônio cultural de Goiás e de Goiânia. O governador Ronaldo Caiado sancionou a lei nº 20.872, que declarou como patrimônio cultural imaterial, a gastronomia e a cultura dos pit dogs, quiosques montados em praças que preparam sanduíches na hora. Os pit dogs são estabelecimentos democráticos, frequentados por todas as classes sociais e que, há décadas, fazem parte dos hábitos alimentares dos goianos.