INFRAESTRUTURA-NOVO
Início » Daniel Vilela destaca importância do apoio da Emater aos produtores rurais

Daniel Vilela destaca importância do apoio da Emater aos produtores rurais

de Antônio Paulino
339 visitas

Em visita à Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, destacou a importância do trabalho feito pelos servidores do órgão, sob liderança do presidente Rafael Gouveia, para auxiliar agricultores familiares e também médios e grandes produtores rurais a gerarem mais renda e a terem melhor qualidade de vida no campo. 

Daniel esteve na sede da agência nesta terça-feira (26/09), quando conheceu toda a estrutura inaugurada em fevereiro de 2022 pelo governador Ronaldo Caiado. “A Emater é um orgulho de todos nós goianos. Ela tem desenvolvido importantes estudos e pesquisas e trabalhado com foco na ciência e inovação. Tudo isso tem nos colocado como referência nacional neste setor. Meu reconhecimento e meus parabéns a toda equipe”, destacou o vice-governador.

Acompanhado por diretores e gerentes da agência, Daniel Vilela percorreu grande parte do chamado Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer) da Emater. O local também conta com salas de aula, refeitório, espaço de convivência, biblioteca e alojamento com 32 apartamentos para acomodar participantes de cursos e oficinas.

*Pequi sem espinhos*

O vice-governador cumprimentou funcionários e recebeu informações das últimas pesquisas coordenadas pelo órgão – com foco em leguminosas, gramíneas e raízes –, em especial sobre o fruto que tem sido o centro das atenções nos últimos meses: o pequi sem espinhos, novidade lançada em novembro do ano passado pela Emater em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados). “O pequi é nosso!”, brincou Daniel.

Apesar de manter o sabor do fruto tradicional, o pequi sem espinhos tem mais polpa. O vice-governador foi presenteado com três mudas pela pesquisadora Elainy Botelho e, na sequência, conheceu a grande área anexa ao prédio administrativo onde são cultivadas dezenas de árvores de pequi e de outras frutas típicas do cerrado, como mangaba, articum, jatobá, cagaita e gabiroba, entre outras. Ele também passou pelo viveiro de mudas e pelo bosque de pequi anão.

Agradeço demais o apoio e o respaldo que o vice-governador tem nos dado. Ele tem meu compromisso de que vamos continuar avançando para atender, com excelência, todos os produtores rurais do nosso estado”, disse o presidente Rafael Gouveia, ladeado pelos diretores Antelmo Teixeira (Assistência Técnica e Extensão Rural), Danilo de Azevedo (Gestão Integrada) e Maria José Del Peloso (Pesquisa Agropecuária), além do chefe de Gabinete, Edilson Alencar.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário