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Portal Expresso recebe mais de 55 milhões de acessos em 12 meses

de Antônio Paulino
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O Governo de Goiás registrou 55.432.600 acessos aos serviços disponíveis nos canais digitais do programa Expresso durante o ano de 2024. O volume de utilizações é 70% maior do que no ano anterior, quando os serviços foram acessados 32,5 milhões de vezes. Os números reforçam a primeira posição, alcançada por Goiás em 2024, como o estado mais digitalizado do país, de acordo com o Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital.

A plataforma Expresso foi desenvolvida por meio de parceria entre a Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Secretaria de Estado da Administração (Sead), e lançada em 2021, com o objetivo de democratizar o atendimento ao cidadão. Ela oferece, por meio do Portal Expresso e aplicativo Expresso Goiás, 117 serviços em ambiente totalmente digital, gerando economia de tempo e dinheiro, ao evitar que o cidadão se desloque até uma unidade do Governo de Goiás para resolver uma demanda. Os canais podem ser acessados pelo usuário de qualquer lugar do mundo, via internet.

Como acessar
Hoje há duas formas de usufruir dos serviços disponíveis no portal expresso.go.gov.br: em ambiente logado, onde é necessário informar as credenciais de acesso ao GOV.BR, por se tratar de serviços que dependem de dados sensíveis e protegidos; ou em ambiente não logado, em que não há necessidade de inserir dados de acesso pessoal. Além disso, também é possível acessar alguns dos serviços disponíveis pelo aplicativo Expresso Goiás – atualmente, são 25.

O Governo de Goiás tem demonstrado, de forma consistente, que a inovação não é apenas um conceito, mas uma prática fundamental na modernização da gestão pública. A adoção de soluções tecnológicas e processos mais eficientes permite que os serviços sejam entregues de maneira mais ágil e acessível, promovendo o bem-estar do cidadão e consolidando nosso estado como referência em digitalização e governança pública no país”, reforça o secretário Alan Tavares.

Simplificação
Para auxiliar as unidades do Governo de Goiás na desburocratização dos serviços, a Sead possui a Superintendência de Transformação Pública, responsável por orientar os órgãos nos processos de transformação dos serviços para disponibilizá-los de forma digital. Além disso, a área realiza a avaliação da gestão e dos serviços públicos, para garantir que a administração consiga alcançar e atender as necessidades da população.

O portal Expresso começou a ser desenhado ainda em 2019, no primeiro ano do governo Caiado. Quando lançado, em maio de 2021, a plataforma disponibilizava 70 serviços ofertados em ambiente 100% digital. Até o final de 2024, esse número chegou a 117.

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