Início » Setembro Verde: Governo de Goiás inicia campanha de doação de órgãos

Setembro Verde: Governo de Goiás inicia campanha de doação de órgãos

de Antônio Paulino
234 visitas

O Governo de Goiás deu início, nesta sexta-feira (1º/09), à campanha Setembro Verde, para intensificar as ações de educação, informação e sensibilização da população sobre as doações de órgãos no estado. A campanha foi aberta no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), referência em transplantes, e coincide com o desfecho do caso do apresentador Fausto Silva, que recebeu um coração, chamando a atenção de país para o assunto. A ação visa ampliar as doações em Goiás, que registrou aumento de 59% em 2023. O maior desafio a superar é a recusa das famílias, que ainda chega a 63,4% dos casos. 

“O Brasil tem o maior programa de transplantes do mundo, com protocolo para identificação da morte encefálica muito rígido e seguro. Essa campanha é muito importante para alertar a sociedade sobre a seriedade do processo de doação”, disse o secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio. A cerimônia contou com depoimentos de familiares de receptores e doares, que destacaram a importância do gesto, do qual dependem milhares de pessoas na fila nacional de transplantes.

De 2017 a agosto de 2023, 805 transplantes renais foram realizados no HGG – 92% dos procedimentos registrados em Goiás – e outros 45 transplantes de fígado, números que colocam o HGG entre os 10 maiores centros transplantadores de rins no Brasil. Somando os números de todo o estado, de janeiro a junho de 2023, foram realizados 474 transplantes de órgãos e tecidos, um aumento de 47,5% em relação a 2022. Esse total envolve 87 rins, 3 fígados, 334 córneas, 17 transplantes de medula óssea e 5 musculoesquelético, captados de 69 doadores. 

Segundo o subsecretário de Vigilância e Atenção à Saúde, Luciano Carvalho, o trabalho da Gerência de Transplantes do Estado tem sido determinante na conquista desses números. “Em muitas situações, o trabalho é realizado no fim de semana e madrugada. É por isso que os números de doações e transplantes vêm aumentando”, reforçou. A gerente de Transplantes, Katiuscia Freitas, reforçou a importância do apoio da família. “Para fazer valer o ‘sim’ de uma família, existe imenso esforço e dedicação. É muito importante conversarmos sobre esse assunto com familiares e amigos. Somente assim vamos diminuir a fila de espera”, explica. 

*Programação*

A programação do Setembro Verde em Goiás inclui ainda o 2º Pedal pela Vida (dia 17), com participação de Patrícia Fonseca, triatleta transplantada de coração; homenagem, no plenário da Assembleia Legislativa, a parceiros envolvidos na doação e transplante em Goiás (dia 19); e uma blitz com motoristas e entrega de material informativo, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), em 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos. Também estão previstas a iluminação, na cor verde, de fachadas de órgãos públicos e privados; parcerias com shoppings centers e times de futebol e palestras em hospitais, escolas e empresas.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário