Início » Falta de higiene é uma das causas do câncer de pênis, sendo responsável por 651 amputações no Brasil em 2023

Falta de higiene é uma das causas do câncer de pênis, sendo responsável por 651 amputações no Brasil em 2023

de Antônio Paulino
912 visitas

Responsável por 651 amputações no Brasil em 2023, o câncer de pênis também foi responsável por 454 mortes no período. Neste domingo, 4, no Dia Mundial de Combate ao Câncer, especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce dessa modalidade da doença, conforme dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Urologia.

Muitos homens evitam procurar ajuda médica no início dos sintomas, o que leva ao diagnóstico em estágios avançados da doença. A vergonha e a falta de informação contribuem para esse quadro. “Os homens não procuram o médico no início do quadro. É muito comum o câncer de pênis chegar em estágio avançado, pois têm vergonha, não mostram para ninguém. Chegam com infecção secundária, mau odor. Eles acham que vão melhorar e ficam dois, três, quatro meses sem buscar atendimento”, diz Fransber Rodrigues, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia do Distrito Federal.

O Brasil é considerado um país com alta incidência de câncer de pênis, o que reforça a importância da prevenção. A higiene diária é uma das formas mais eficazes de evitar a doença. Além disso, é essencial estar atento a sinais de alerta, como manchas, feridas, secreções ou mudanças na pele do órgão genital.

O câncer de pênis geralmente se inicia com agressões externas, como falta de higiene e infecções pelo vírus HPV. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento eficaz e pode evitar amputações totais do órgão, que têm impacto físico, sexual e psicológico significativo.

Para pacientes com fimose – como é conhecido o estreitamento do prepúcio, a pele que recobre a glande (cabeça do pênis) –, a cirurgia é recomendada como medida preventiva. A utilização de preservativos e a vacinação contra o HPV também são importantes para prevenir a contaminação pelo vírus.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário