Início » Governo avança em tratativa para instalação de nova indústria chinesa em Goiás

Governo avança em tratativa para instalação de nova indústria chinesa em Goiás

de Antônio Paulino
760 visitas

Em reunião na China nesta sexta-feira (10/11), o governador Ronaldo Caiado avançou em um acordo para que a Weichai Power, fabricante de motores, máquinas agrícolas, de construção e de embarcações inicie suas operações na cidade de Itumbiara, no Sul do estado. A empresa faz parte do grupo Shandong Heavy Industry, um dos maiores do país asiático. Um novo encontro neste sábado (11/11) pode formalizar e selar a instalação da multinacional em Goiás. 

“Estamos tornando Goiás referência em tecnologia ao produzir os melhores produtos em nosso estado, com a possibilidade de abastecer o mercado da América Latina”, disse o governador Ronaldo Caiado. A Weichai é a segunda indústria que confirma operação em Goiás na missão comercial do Governo de Goiás à China. Na última terça-feira (07/11), a Chint Power, fornecedora de sistemas de energia limpa, também garantiu o início das operações em Itumbiara.

Listada como a 18ª maior companhia de origem chinesa, a Weichai possui segmentos de produção de maquinário, motores para veículos comerciais, equipamentos agrícolas e logística. Atualmente, fatura por ano cerca de US$ 52 bilhões, possui 100 mil funcionários e está instalada na província de Shandong. A multinacional é proprietária das marcas italianas Ferretti (de iates) e Lovol (de máquinas de construção e de equipamentos agrícolas). 

Os executivos da gigante chinesa esperam ampliar o mercado de atuação do grupo com a possível vinda para o estado. “Goiás tem ampla perspectiva de operação com nossas indústrias, e a visita liderada pelo governador abre um novo Brasil para que possamos fortalecer nossos resultados econômicos. Desejo uma cooperação muito frutífera”, disse Ma Changhai, diretor-geral do Shandong Heavy Industry Group. 

Integrante da comitiva do Governo de Goiás que busca investimentos na China, o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, está na expectativa para a instalação de mais uma indústria no município. “Itumbiara tem muito a ganhar, juntamente com nosso estado”, disse.

Com agenda intensa em quatro cidades da China, incluindo visitas a multinacionais, universidade e reuniões com lideranças políticas e econômicas do país, a missão internacional, liderada pelo governador Ronaldo Caiado, marca um momento histórico de novos investimentos em Goiás. 

Participam da comitiva, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado; os secretários de Indústria e Comércio, Joel Sant’Ana Braga Filho; geral de Governo, Adriano da Rocha Lima; de Infraestrutura, Pedro Sales; e a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás, Adryanna Caiado. O presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto; os deputados estaduais: Jamil Calife, Lucas do Vale e Vivian Naves, bem como os prefeitos de Anápolis, Roberto Naves; de Porangatu, Vanuza Valadares; e de Rio Verde, Paulo do Vale.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário