O governador Ronaldo Caiado prestigiou neste sábado (15/04) a celebração dos 25 anos de episcopado do bispo da Diocese de Anápolis, Dom João Wilk. A missa solene foi realizada na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa, e contou com a presença de autoridades políticas e religiosas. “Tenho certeza que Deus escolhe alguns para continuar o trabalho dos apóstolos. Dom João é um deles. Sua trajetória mostra que desde que nasceu, enxerga com os olhos do coração”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.
Caiado disse ser um seguidor do religioso, que se dedica a orientar e evangelizar, e é o responsável pela atuação de 61 paróquias localizadas em 19 municípios da região. “Suas ações nos ensina, é exemplo de amor ao próximo e solidariedade”, afirmou. O governador ainda ressaltou que a conduta de Dom João Wilk é referência para todos os ocupantes de cargos públicos, “que devem ter responsabilidade com o dinheiro público e com as pessoas mais humildes e carentes. Que a gente possa respaldá-las para que tenham oportunidade”.
Em discurso, Dom João Wilk destacou sua experiência com Deus e o quanto Ele foi misericordioso durante sua vida. “Dou graças a Deus com alegria, não apenas pela comemoração de longos anos de vida e ordenação, mas da bondade de Deus comigo. Posso dizer que Ele me deu tanto, além da vida, mas sobretudo muitos bons irmãos e irmãs”, sublinhou.
O bispo fez questão de ressaltar os cuidados com as crianças e a transmissão de valores a elas. “Se elas não receberam de nós sabedoria, a fé em Deus, o amor da família e outros valores cristãos, a nossa vida não valeu nada. Nossa tarefa é transmitir a fé, família, amor e alegria. Assim o mundo vai se renovar e a humanidade toda”, finalizou ele agradecendo a presença de todos em mais uma comemoração.
Dom João é polonês de nascimento e residente no Brasil desde os 27 anos. Em sua trajetória na Igreja, trabalhou no Distrito Federal e cidades da região do Entorno de Brasília. Em 1998 foi ordenado bispo diocesano de Formosa. Seis anos depois, em 2004, foi nomeado bispo diocesano de Anápolis. Em reconhecimento ao trabalho social e religioso realizado ao longo de sua vida, o bispo possui título de cidadão goiano, conferido pela Assembleia Legislativa.