Início » Equatorial Goiás lidera investimentos em cultura no Estado 

Equatorial Goiás lidera investimentos em cultura no Estado 

de Antônio Paulino
522 visitas

A Equatorial Goiás é a principal patrocinadora de projetos culturais apoiados pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes – do Governo de Goiás. Em um ano de atuação no Estado, a distribuidora de energia disponibilizou R$ 12 milhões para fomentar a cultura goiana, por intermédio do Projeto E+ Cultura. O montante equivale a 30% dos R$ 40 milhões direcionados pelo Programa Goyazes, que contemplou quase 300 projetos artísticos-culturais em mais de 75 municípios. 

Dados da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) mostram que Goiás lidera o ranking de investimentos em cultura por meio de renúncia fiscal no Brasil em 2023, conforme aponta análise recente do Conselho Estadual de Cultura. O Programa Goyazes, operacionalizado pela Secult, supera proporcionalmente Estados como Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. 

“Esses números destacam o papel da renúncia fiscal como um mecanismo estratégico no fomento à cultura, refletindo uma tendência de apoiar diferentes formas de expressão artística e preservar o patrimônio cultural”, pontua a secretária da Cultura, Yara Nunes. 

A secretária exalta ainda o trabalho desenvolvido pela companhia em Goiás: “Desde que chegou no Estado, a Equatorial tem sido uma grande parceira da cultura goiana, pois a empresa reconhece nossos artistas e tradições, e também sabe que o setor cultural é um grande motor da nossa economia, gerando emprego e renda, além de levar conhecimento e entretenimento à população”. 

O presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, destaca a atuação do Grupo Equatorial no fomento à cultura em todos os Estados em que está presente. “Trabalhamos fortemente no apoio e na valorização de projetos culturais no Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Sul e mais recentemente em Goiás. Está no DNA do Grupo investir em projetos que engrandecem a cultura das comunidades onde atuamos. Por isso a parceria natural com o Governo do Estado, por meio da Programa Goyazes, é um importante mecanismo de fomento da cultura goiana. Entendemos que é uma forma de proporcionar oportunidades à população e contribuir com a formação e o desenvolvimento integral dos cidadãos.” 

Variedade cultural 

As iniciativas contempladas pela companhia via Programa Goyazes incluem festivais de música, cinema e gastronomia na capital e no interior; turnês de artistas locais pelo Estado; apresentações de peças teatrais e espetáculos de dança; circo; oficinas de práticas artístico-culturais diversas; pré-produção de filmes que irão fomentar o audiovisual goiano nos próximos anos. 

Além de eventos já consolidados no calendário cultural goiano como a Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, o Festival Italiano de Nova Veneza, a Festa Tradicional de Nossa Senhora do Rosário de Monte Alegre de Goiás e os festivais de música Goiânia Noise e Vaca Amarela; a companhia apoiou o restauro do órgão de tubos da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Cidade de Goiás; os projetos Música no Campus, em Goiânia, e Brincando com Poteiro, em Aparecida, o Deu Praia e a Semana Estadual do Hip Hop em Goiás, totalizando 45 projetos patrocinados pela Equatorial Goiás. 

Sobre a Equatorial Goiás   

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². 

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário