Início » Prefeitura de Catalão amplia horário de funcionamento do Centro Odonto Médico e disponibiliza equipe de emergência para atender também aos sábados, domingos e feriados

Prefeitura de Catalão amplia horário de funcionamento do Centro Odonto Médico e disponibiliza equipe de emergência para atender também aos sábados, domingos e feriados

de Antônio Paulino
1857 visitas

Os moradores de Catalão que sentirem o desconforto causado por uma dor de dente fora de hora, ou aos fins de semana, por exemplo, poderão contar com um grande aliado. A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar, a partir desta segunda-feira (15/04), o horário de atendimento ao público do Centro Integrado Odonto Médico (CIOM), localizado na Rua Major Paulino, 206, bairro Nossa Senhora de Fátima, ao lado do Posto da Torre.

Ilma Netto, coordenadora administrativa do CIOM, informou que os novos horários disponibilizados para a população não afetarão o atendimento das especialidades que são oferecidas pela unidade em várias áreas da odontologia.

*Novos horário de atendimento*

Atendimento de *emergência*:

De segunda a sexta: das 17h às 22h

Aos sábados, domingo e feriados: das 7h às 19h

Atendimento *normal (especialidades)*: 

De segunda a sexta, das 7 às 17 horas, com agendamento mediante encaminhamento de profissional das UBS.

*Clínica pública com padrão de excelência*

Catalão é um dos poucos municípios do país que oferece, gratuitamente, procedimentos de alta complexidade odontológica aos moradores de baixa renda. 

A lista dos tratamentos realizados vai desde uma simples restauração (dentística), endodontia (canal), odontologia estética, tratamento periodontal a até cirurgias bucomaxilofaciais.

A unidade conta com seis consultórios e 15 dentistas trabalham em escala de rodízio no atendimento aos moradores. “Temos ainda consultórios odontológicos nas 13 UBS (postos de saúde) incluindo os distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo. O município conta também com uma equipe de profissionais que atende somente crianças no Centro Integrado de Pediatria, na Vila União”, disse Ilma Netto. 

É como se fôssemos uma moderna clínica odontológica formada pelos melhores profissionais da região. A única diferença é que nosso serviço é público e gratuito”, disse Diorivano Teodoro de Souza, coordenador geral do CIOM. 

*Próteses para quem precisa*

Diorivano destacou também que, todo mês, são entregues 100 próteses (dentaduras e prótese de grampo)aos pacientes que necessitam do benefício. “E olha que vamos completar 13 anos agora em agosto. É mesmo uma grande alegria poder fazer o bem pra tanta gente!”, disse Diorivano que foi um dos incentivadores do CIOM, ainda em 2011, ao lado do então prefeito Velomar Rios, decidiu estruturar o Odonto Médico onde funcionava o antigo posto de saúde do bairro Nossa Senhora de Fátima.

*Serviço que eleva a autoestima*

O prefeito Adib Elias, que é médico, sabe o quanto o bom funcionamento do CIOM representa para a população. “É um importante pilar da nossa rede de saúde que traz dignidade e eleva a autoestima dos moradores”, disse. Adib Elias autorizou, em 2021, uma ampla reforma nas instalações quando o Odonto Médico completou 10 anos de funcionamento.   

*Sobre o CIOM*

O Centro Integrado Odonto Médico (CIOM) Dr. Edison Fayad foi inaugurado dia 17 de agosto de 2011 pelo então prefeito Velomar Gonçalves Rios. Dez anos depois, a unidade foi reinaugurada pelo prefeito Adib Elias, depois de passar por uma reforma geral. O CIOM atua com 15 odontólogos e equipe de apoio, oferecendo tratamento dentário de graça para a população de baixa renda, como se fosse um tratamento particular especializado, completo e mais humanizado. Mensalmente, cerca de 600 pacientes são beneficiados pelo CIOM.

SECOM | Prefeitura de Catalão

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário