Início » Campanha Estadual de Multivacinação imuniza mais de 84 mil crianças e adolescentes em Goiás

Campanha Estadual de Multivacinação imuniza mais de 84 mil crianças e adolescentes em Goiás

de Antônio Paulino
524 visitas

A Campanha Estadual de Multivacinação 2023 realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), e em parceria com as prefeituras, imunizou 84.462 mil crianças e adolescentes de até 15 anos entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro. O objetivo da iniciativa foi atualizar a caderneta de vacinação e aumentar a cobertura. Durante a ação, foram aplicados 17 imunizantes, que protegem contra mais de 30 doenças, em mais de 970 salas nos 246 municípios goianos.  

“O resultado foi muito positivo. Em 15 dias, tivemos uma boa resposta da população, mas é necessário aumentar os números ainda mais. É por isso que o nome do nosso programa de recuperação é Vacina Mais Goiás. Precisamos alcançar coberturas altas para que doenças como a paralisia infantil não voltem ou para que surtos de meningite não aconteçam em escolas”, reforça a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim. 

A gestora ainda reforçou que a vacina é segura, eficaz e salva todos os anos milhares de vidas. “Os pais ou responsáveis estão entendendo a importância da vacinação e percebendo que a vacina é segura e protege. Por isso, aqueles que ainda não puderam levar as crianças e adolescentes nos postos devem fazê-lo, porque as vacinas estão disponíveis”.

Ao todo, 133.257 crianças e adolescentes foram a uma unidade durante os dias da ação. Desse total, 36% dos que compareceram já estavam com a caderneta de vacinação atualizada. Mesmo com o fim da campanha, os postos das prefeituras estarão funcionando normalmente. 

Vale lembrar que em Goiás será necessária a apresentação de um certificado de vacinação durante a matrícula em todas as escolas, públicas ou particulares. Esse documento foi instituído pela Lei nº 22.243, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado em 28 de agosto, e abrange todos os estudantes de até 18 anos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. 

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário