A perseguição por Danilo Cavalcante durou duas semanas no estado americano da Pensilvânia e foi concluída nesta quarta-feira, quando o fugitivo foi encontrado — por meio de imagens térmicas e ação de cães — escondido em meio a arbustos e toras de madeira. Ele havia escapado da prisão do condado de Chester, em 31 de agosto. Investigadores apontaram que Cavalcante costumava se mover pela região durante a noite e invadir propriedades privadas em busca de alimentos e outros suprimentos, como roupas e calçados. Mas qual era o plano do fugitivo para escapar das autoridades?
O vice-marechal do U.S. Marshals Service, Robert Clark, revelou que Cavalcante planejava roubar um carro e viajar para o Canadá. Segundo Clark, a informação foi detalhada pelo próprio fugitivo, em depoimento após a recaptura, com a ajuda de um tradutor para a língua portuguesa.
No início, Cavalcante estava na área de Longwood Gardens, ao sul do condado de Chester, mas depois percorreu outras áreas da região para tentar escapar, segundo Clark. A polícia suspeita que o brasileiro chegou a romper o perímetro de buscas passando por uma vala de drenagem ou um túnel subterrâneo.
Cavalcante estava preso pelo assassinato da ex-namorada, a compatriota Débora Brandão, ocorrido em 2021. Ele havia recentemente sido sentenciado à prisão perpétua pelo crime, mas fugiu antes de ser transferido para uma penitenciária estadual. Depois da recaptura, ele foi levado para uma cadeia de segurança máxima.
