Início » Equatorial Goiás alerta população sobre tempestades

Equatorial Goiás alerta população sobre tempestades

de Antônio Paulino
841 visitas

O Instituto Nacional de Meteorologia colocou Goiás em alerta laranja para o risco de temporais até domingo (7). Esse alerta representa um grau de perigo para chuvas intensas. A previsão é de um volume de chuvas entre 30 e 60 milímetros (mm) por hora ou entre 50 e 100 mm por dia. Os ventos intensos podem provocar a queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

Diante desse cenário, a Equatorial Goiás também chama a atenção da população sobre as consequências dos eventos climáticos dentro e fora de casa. Já que essas tempestades afetam severamente a rede de energia que está em processo de recuperação. Com grandes pontos de fragilidade e comprometimento, os temporais, afetam o trabalho em campo e danificam ainda mais a estrutura da concessionária.

Nessas situações climáticas extremas há risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, visto que os ventos fortes lançam objetos sobre a rede e árvores caem sobre a fiação, provocando estragos na rede elétrica, que precisa ser reconstruída pelas equipes em campo. “Sob essas circunstâncias, a recomposição da rede elétrica demanda mais tempo, pois muitas das vezes é preciso substituir postes, trocar cabos e substituir transformadores, entre outros”, explica o gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima.

Outro agravante das tempestades são as descargas elétricas. De janeiro a outubro de 2023, a Equatorial Goiás identificou cerca de 10 milhões de raios na área de concessão. Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais. “As descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento de energia”, afirma Vinicyus Lima.

Para evitar danos materiais e físicos, seguem os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante tempestades:

Cuidados dentro de casa:  

•            Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;  

•            Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;  

•            Evite consertos de instalações elétricas;  

•            Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo e retire os equipamentos elétricos da tomada.

 Cuidados fora de casa:    

•            Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;  

•            Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;

•            Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;

•            Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

•            Em caso de cabo de energia caído, não se aproxime e entre em contato imediatamente com a Equatorial Goiás pelos canais de atendimento:

– Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;

– Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;

– Call Center 0800 062 0196;

– Agência de atendimento;

Sobre a Equatorial Goiás A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário