Início » Projeto Brincando na Quadra inicia realização de oficinas esportivas em Catalão

Projeto Brincando na Quadra inicia realização de oficinas esportivas em Catalão

de Antônio Paulino
601 visitas

O projeto social Brincando na Quadra iniciou nesta segunda-feira (6) as oficinas de basquete, vôlei, futsal e handebol para alunos da Escola Municipal José Sebba, em Catalão (GO). As aulas serão realizadas no novo espaço poliesportivo inaugurado nesta quarta-feira (1º). A ação é uma realização da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura, com patrocínio da John Deere.

Durante dois meses, 500 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos poderão participar das aulas de forma totalmente gratuita. O objetivo é incentivar a prática de exercícios físicos e despertar nos pequenos a paixão pelo esporte.

“Para nós, inaugurar este espaço foi uma grande conquista, a realização de um sonho. Como diz a frase atribuída à Cora Coralina, nada na vida tem sentido se não tocarmos a vida das pessoas. Essa é – sem dúvida – a missão da Fábrica: impactar vidas, democratizar o acesso ao esporte, promover saúde e qualidade de vida e proporcionar para as pessoas momentos de união e convívio em comunidade. Ao entregarmos este espaço, temos certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Bruno Wellington, presidente da Fábrica e idealizador do projeto.

Oficinas

As oficinas são dirigidas aos alunos da Escola José Sebba que, até então, não possuíam espaço adequado para brincadeiras ao ar livre ou para a prática de atividades físicas.

O encerramento do projeto será marcado pela realização de torneios interclasses das quatro modalidades: basquete, vôlei, futsal e handebol. Todos os alunos serão premiados com medalhas de participação.

Assim que as oficinas forem finalizadas, as bolas, uniformes e demais equipamentos esportivos utilizados pelos professores serão doados para a Escola.

Inauguração

Realizada na manhã desta quarta-feira (1º), a cerimônia de inauguração reuniu a comunidade escolar e autoridades locais, além de representantes da John Deere e da Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura. O encontro teve como objetivo apresentar a quadra à comunidade e comemorar a novidade.

“O Instituto John Deere trabalha com investimento social e um dos nossos pilares é a educação. Temos como pré-requisito visitar as escolas, ouvir as diretoras e a comunidade para entender qual a necessidade. Quando chegamos nesta escola, a diretora nos mostrou que as crianças não tinham onde brincar. Então, o nosso objetivo foi transformar um terreno baldio em uma quadra poliesportiva. Hoje, estamos entregando o sonho realizado” afirma Fernanda Schaurich, secretária executiva do Instituto John Deere.

O diretor da fábrica da John Deere em Catalão, Edison Drescher, elogiou a iniciativa. “É uma emoção muito grande participar de um evento desse e poder retornar para a comunidade uma obra tão bonita e que vai causar um impacto tão grande na vida das crianças. A John Deere tem uma vocação muito grande por ajudar na formação das escolas e dos alunos, e nós fizemos isso com muito amor. Temos muito orgulho por poder ajudar na criação de um país melhor, um município melhor, uma escola melhor”.

Segundo Edison, a nova quadra é um espaço criado para que as crianças possam exercer o direito de integração, de alegria, de compartilhar com os colegas, de celebrar. “O esporte transforma, o esporte educa, o esporte tira as crianças do mau caminho, o esporte nos faz crescer como pessoas, desenvolve a parte de coordenação motora, física e cria atletas”, afirma.

O idealizador do projeto, Bruno Wellington, agradeceu a empresa patrocinadora. “Os projetos sociais realizados via leis de incentivo só são possíveis porque encontramos parceiros dispostos a investir. Aproveito, portanto, para agradecer a John Deere por ter acreditado em nosso projeto desde o começo. Ver empresas com uma vertente social tão forte, nos faz acreditar que unindo forças podemos transformar vidas e construir uma país cada vez melhor para todos”, finaliza.

Obras

As obras de construção da quadra na Escola José Sebba começaram no final de abril de 2023 com a limpeza do terreno, terraplenagem e construção de arquibancada, seguidas pela implantação do contrapiso de concreto. O segundo passo foi a instalação de um piso modular, que substitui a pintura.

Desenvolvido especialmente para a prática de esportes, o piso é feito em plástico polipropileno copolímero virgem. Mais durável que os pisos tradicionais de concreto, exige menos manutenção e é resistente aos raios solares, além de possuir um sistema de amortecimento que absorve 40% mais impacto do que os pisos tradicionais, reduzindo os riscos de lesão por queda.

Na última etapa, foram realizadas as pinturas das paredes e instalações dos equipamentos esportivos, como traves, tabela de basquete e rede de vôlei.

Realização

O Brincando na Quadra é uma realização da Associação Fábrica de Saúde Esporte e Cultura, com apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Governo Federal. Em Catalão (GO), o projeto é patrocinado pela John Deere.

Além de Catalão (GO), o projeto já foi inaugurado em São João da Boa Vista (SP) e Monte Santo (BA).

Sobre a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura

Fundada em 2007, a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura é uma organização sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento e realização de projetos beneficentes e assistenciais voltados à inclusão e transformação social.

Com ações em diversas cidades do Brasil, a Fábrica tem como objetivo oferecer a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social condições dignas de vida e cidadania, seguindo as diretrizes dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Em atuação há mais de 15 anos, a Associação é responsável por projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e assistência social que já beneficiaram cerca de 50 mil pessoas pelo país.

Para a execução dos projetos, a Fábrica conta com a colaboração de pessoas físicas e jurídicas. Quer saber como doar e apoiar as ações que impactam tantas vidas? Acesse www.fabrica.ong.br e acompanhe as redes sociais da entidade pelo @fabrica.ong.br.

Sobre a John Deere

A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superar os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere.

0 comentario
0

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário