Uma embarcação usada para atividades de garimpo ilegal no Rio do Peixe, em Santa Cruz de Goiás, foi queimada pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM). Segundo o tenente-coronel, Geraldo Pascoal, foram flagrados dois homens com passagens por roubo e garimpo ilegal trabalhando na embarcação nesta quinta-feira, 23.
Outros dois homens, responsáveis por atuar como olheiros, foram encontrados na mata pela corporação. O militar afirma que a corporação precisou percorrer 4 km a pé pela vegetação, visto que a balsa estava em um local de difícil acesso, sem condições de navegação.
“Os dois indivíduos que estavam na balsa foram conduzidos e contra eles foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por violações de leis ambientais. Eles foram liberados porque não encontramos ouro com eles. Eles são orientados a jogar o ouro no rio quando veem a polícia, já que depois eles pegam de volta”, afirmou Pascoal.
O batalhão ateou fogo na balsa, que afundou. O tenente-coronel diz que as embarcações são destruídas devido a dificuldade de removê-las dos locais onde são encontradas.
“É muito difícil encontrá-las durante as fiscalizações. Contamos com o auxílio da população que realiza denúncias e, com base nas informações, a gente faz buscas nas áreas indicadas até achar as embarcações”, concluiu.